Pesquisar neste blog

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carnaval

Ai, como é bom o carnaval... A animação, as marchinhas, as fantasias, tudo!
Eu adoro o carnaval. Todas aquelas pessoas animadas, felizes,
querendo se divertir.
O ruim é quando aparece um idiota para brigar... Aí a festa acaba (coisa que vem acontecendo constantemente em Juiz de Fora). Mas quando as pessoas estão realmente querendo só se divertir, é maravilhoso.
E eu resolví fazer algumas pesquisas sobre essa festa do povo, que é a mais linda do mundo.
Procurei um pouquinho da história do Carnaval, e encontrei isto:

*Por volta do séc. XVII, ocorriam na Itália e na França, desfiles urbanos, onde as pessoas usavam máscaras e fantasias. Com a imigração, veio a essência dessa festa para o Brasil.
*No sec. XIX, surgiram os primeiros blocos, cordões e 'corsos' (quando pessoas se fantasiavam e enfeitavam seus carros, dando origem hoje aos carros alegóricos).
*No sec. XX, surgiram as marchinhas.
*No Rio, a primeira escola de samba a ser criada foi a Deixa Falar, atual Estácio de Sá.
*No nordeste, o carnaval de rua manteve suas raízes, tendo como parte o frevo, maracatu e os bonecos gigantes.

Abaixo, um vídeo do Raul Seixas e da Wanderléia cantando algumas marchinhas, nos anos 70, no Fantástico:



Também anotei a letra das marchinhas mais tradicionais:

Allah-lá-ô

Allah-la-ô ô ô, mas que calor ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
o sol estava quente e queimou a nossa cara
Allah-la-ô ô ô, mas que calor ô ô
viemos do Egito e muitas vezes nós tivemos que rezar
Allah, Allah, Allah, meu bom Allah
mande água pra ioiô, mande água pra iaiá
Allah, meu bom Allah

Cabeleira do Zezé

Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é? Será que ele é?
Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é? Será que ele é?
Será que ele é bossa nova?
Será que ele é Maomé?
Será que ele é transviado? Mas isso eu não sei se ele é.
Corta o cabelo dele, corta o cabelo dele, corta o cabelo dele, corta o cabelo dele!

Jardineira

Ô jardineira, porque estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu?
Foi a Camélia que caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu.
Foi a Camélia que caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu.
Vem jardineira, vem meu amor,
Não fique triste, que esse mundo é todo seu,
Tú és muito mais bonita que a Camélia que morreu.

Máscara Negra

Quanto riso, oh, quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina no meio da multidão
Foi bom te ver outra vez, tá fazendo um ano
Foi no carnaval qua passou
Eu sou aque Pierrô que te abraçou e te beijou, meu amor
Na mesma máscara negra que esconde teu rosto
Eu quero matar a saudade
Vou beijar-te agora, não me leve a mal, hoje é Carnaval
Vou beijar-te agora, não me leve a mal, hoje é Carnaval

De quanquer maneira, com ou sem história, conhecendo ou não as marchinhas, aproveite o Carnaval, com responsabilidade e consciência.
Se beber não dirija, use camisinha e não se envolva em briga, pois se este carnaval vai ser inesquecível, tem que ser inesquecivelmente bom.


Nenhum comentário: