Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Luzes da Ribalta

Outro dia assistí na TV o lindo filme de Charlie Chaplin, Luzes da Ribalta.
Fiquei emocionada com a beleza do filme, com a genialidade dos diálogos e com a proximidade da história do filme com minha própria história também.
Fiquei tão apaixonada pelo filme que decidí procurar alguma coisa sobre ele e sobre Charlie Chaplin, que o escreveu, dirigiu e interpretou.
Encontrei estas maravilhas:

Luzes da Ribalta:

Cena do filme

Teve sua estreia em 23 de outubro de 1952 e lançamento público em 06 de fevereiro de 1953, e foi o antepenúltimo filme do cineasta.

Sinopse: Londres, 1914. Calvero (Charles Chaplin) é um velho comediante, que no passado fizera sucesso no vaudeville e music hall. Calvero foi esquecido e isto o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra. Porém tudo muda quando, numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e acha inconsciente uma jovem, Thereza Ambrose (Claire Bloom). Calvero chama um médico e ambos a carregam para o seu apartamento, que fica dois andares acima. Quando ela desperta, Calvero lhe pergunta por qual razão quis cometer suicídio. Theresa lhe explica que sempre sonhou ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas. Calvero promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que ele não imagina é que, em pouco tempo, Theresa fará tudo para ajudá-lo.

Prêmios:
Limelight
ganhou o Oscar de melhor canção original, em 1972 - vinte anos após o lançamento oficial do filme.
BAFTA de melhor revelação, para Claire Bloom.

Cenas do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=uFrch-2-_1Y&feature=BFa&list=PL415964B78E70234A&lf=results_video

Charlie Chaplin:
Charlie Chaplin e sua esposa Oona O'neill

Sir Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin (Londres, 16 de abril de 1889Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977), foi um ator, diretor, produtor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era do cinema mudo.
Vindo de uma família problemática, com pais separados, onde sua mãe, uma ex-cantora estava com problemas mentais, e seu pai era alcoólatra, enfrentou os problemas do mundo ainda muito novo.
Sua principal criação foi O Vagabundo (conhecido como Charlot, Carlitos ou Der Vagabund). O Vagabundo é um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro.
Após 5 relecionamentos fracassados e três filhos, Charlie, aos 54 anos conheceu sua grande companheira, de apenas 17 anos. Casaram-se e tiveram 8 filhos. O amor era tão grande que Charlie ficou com ela até sua morte, e Oona cuidou dele no fim de sua vida.
Ele faleceu na noite de Natal de 1977, aos 88 anos de idade.
Ganhou muitos prêmios, inclundo ser nomeado Cavaleiro comandante do Império Britânico, pela Rainha Elizabeth II, quando tinha 85 anos de idade. É o cineasta mais homenageado de todos os tempos.

"Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam."
Martin Sieff

Agradecimento especial à fonte: Wikipédia
Para conhecer mais, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luzes_da_Ribalta

Charlie Chaplin

Charlie Chaplin caracterizado como O Vagabundo.


Nome completo Charles Spencer Chaplin

Outros nomes Charles Chaplin

Nascimento 16 de Abril de 1889
Londres, Inglaterra
Reino Unido


Morte 25 de dezembro de 1977 (88 anos)
Corsier-sur-Vevey, Suíça


Ocupação Ator, director, produtor, roteirista, compositor e mímico

Cônjuge Mildred Harris (1918-1920)
Lita Grey (1924-1928)
Paulette Goddard (1936-1942)
Oona O'Neill (1943-1977)


Atividade 1895-1976

Nenhum comentário: