Pesquisar neste blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

História da fotografia



































Trabalho como aux. fotografia, num estúdio no centro de JF. Sendo assim, é importante que eu saiba a história do meu instrumento de trabalho: a máquina fotográfica, fonte de renda e prazer.
Para alguns, o pão de cada dia, para outros, um delicioso hobby para as horas livres. Para mim, os dois...
Pesquisei a história da fotografia e achei muito interessante. Começa assim:

1515 – O italiano Leonardo da Vinci descreve cientificamente a câmera escura. Precursora das câmeras fotográficas atuais, consiste em uma sala totalmente escura, com um pequeno orifício em uma das paredes através do qual a luz passa, projetando imagens invertidas dos objetos externos na parede oposta à abertura. No final do século XVI, colocam-se lentes no orifício para melhorar a projeção das imagens. Nesse período, a câmera escura era usada pelos pintores para copiar imagens da natureza.

1727 – O professor alemão Johann Heinrich Schulze constata que a luz provoca o escurecimento de sais de prata. Essa descoberta, em conjunto com a câmera escura, fornece a tecnologia básica para o posterior desenvolvimento da fotografia.

1826 – O físico francês Joseph Nicéphore Niépce consegue fixar a primeira imagem fotográfica conhecida, uma paisagem campestre vista da janela de sua casa. Ele coloca uma placa sensibilizada quimicamente dentro de uma câmara escura com orifício para exposição à luz, processo que demora, na época, oito horas.

1840 – O norte-americano Alexander Wolcott abre o primeiro estúdio fotográfico do mundo em Nova York (EUA), onde realiza pequenos retratos com um daguerreótipo. No ano seguinte, começa a funcionar o primeiro estúdio europeu, em Londres (Reino Unido), dirigido pelo fotógrafo britânico Richard Beard.

1880 –Publicação da primeira fotografia pela imprensa

1888 – O norte-americano George Eastman desenvolve a primeira câmera portátil, a Kodak.

1942 – A Kodak introduz o filme Kodacolor, negativo colorido que permite a confecção de cópias em cores.

Década de 90 – Intensifica-se o uso das câmeras digitais, principalmente no fotojornalismo e na publicidade.


SABER É VIVER!!!

Nenhum comentário: