Pesquisar neste blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Império da Burrice


É incrível o império da burrice que reina entre a maioria dos jovens. O orgulho que tem de dizer: "eu não sabia nada da prova", "eu não sei a matéria" e "vou me ferrar na prova"...
Não digo que são todos, eu mesma sou exemplo do contrário. Na minha sala mesmo, metade ESTUDA e metade engana.
Que futuro o nosso país terá, com metade dos jovens se orgulhando de tirar notas horríveis? Que futuro eles terão?
Só sei que eu me empenho em boas notas, bons estudos, aprender o que é dado, porque sei que isso refletirá por toda a minha vida. E eu quero o melhor para mim.
Mas nós não podemos fazer nada por eles. Eles tem que acordar para a vida, olhar para frente e ver o nada prometido a eles. Ainda é tempo de mudar.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Quero meus valores de volta


Recebí um e-mail hj, e achei maravilhoso.
É revoltante ver um mundo em que a morte é banal, a violência é comum e o respeito é desconhecido.
O texto do e-mail é assim:


Sou uma pessoa comum, e você?


"Fui criado com princípios morais comuns.
Quando criança, ladrões tinham a aparência de ladrões e nossa única preocupação em relação à segurança era o flagrante do lanterninha dos cinemas!
Mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades presumidas dignas de respeito e consideração.
Quanto mais próximo, e/ou mais velhos, mais afeto.
Inimaginável responder deseducadamente a policiais, mestres, idosos, autoridades. Confiávamos nos adultos porque todos eram pais de todas as crianças da rua!
Tínhamos medo apenas do escuro, de sapos, de filmes de terror.
Hoje, sinto uma tristeza infinita por tudo que perdemos. Por tudo o que meus filhos precisam temer.
Matar pais, avós, violentar crianças, sequestrar jovens, roubar, enganar, passar a perna, tudo virou banalidade no noticiário policial.
Não levar vantagem é ser otário! Pagar dívidas em dia é bancar o bobo, anistia para os caloteiros de plantão.
Ladrões de terno e gravata, assassinos com cara de anjo, pedófilos de cabelos brancos.
O que aconteceu conosco?
Professores agredidos em salas de aula, comerciantes ameaçados por traficantes, grades em nossas portas e janelas. Crianças morrendo de fome, gente com fome de morte.
Que valores são esses? Carros que valem mais que abraços, filhos pedem como brindes por passar de ano.
Mais vale vinténs do que um gosto?
Que lares são esses? Bom dia, boa noite, até mais. Jovens ausentes, pais ausentes, droga presente e o presente uma droga.
Quando foi que fechei a janela do meu carro? Quando foi que me fechei?
Quero de volta a minha dignidade, a minha paz e o lugar onde o bem e o mal são contrários, onde o mocinho luta com o bandido e o único medo é de quem rouba e mata. Quero de volta a lei e a ordem. Quero liberdade com segurança. quero tirar as grades da minha janela. Quero a honestidade como motivo de orgulho. Quero a retidão de caráter, a cara limpa e o olho no olho. Quero empregos decentes, salários condizentes, uma oportunidade a mais. Uma casa para todos, comida na mesa, saúde a mil. Quero livros, cachorros, sapatos e água limpa. Eu quero voltar a ser feliz! Quero xingar quem joga lixo na rua, quem fura a fila, quem ultrapassa a faixa,quem não usa cinto, quem não paga a conta, quem não dignifica meu voto e cobra mensalão.
Abaixo o "ter", viva o "ser" e o "sentir"!
E viva o retorno da verdadeira vida, simples como uma gota de chuva, limpa como um céu de abril, leve como a brisa da manhã!"
Boa Semana!!!!!!!!!!!!!

sábado, 14 de novembro de 2009

cidade colorida


Essa semana, aquí em jf, está acontecendo o Miss Gay JF. Os shows de música eletrônica estão ótimos já que este ano está sendo cobrada uma entrada de R$5,00. Não ví nenhuma briga, nenhum roubo, nenhum nada. Só pessoas se divertindo e dançando. Eu fui na quinta, e vou de novo no domingo. Muuuito bom...
E além disso, a cidade está linda: o comércio, com o propósito de chamar o público gay, estende bandeiras de arco-iris por toda a cidade, bolas coloridas, etc. A cidade esté linda, com um colorido e alegria, difíceis de se ver em uma cidade grande, normalmente cinzenta.
Sou heterosexual, mas simpatizante. Uma das minhas melhores amigas é gay, sou madrinha de casamento dela com outra mulher. Então, não tenho preconceito nenhum (quanto aos gays que são responsáveis e de bom caráter).
Depois escrevo mais, falando sobre domingo, que prometeeee....

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Natal com Carinho


Todo ano, no Natal, eu e minha família arrecadamos brinquedos, roupas, alimentos e dinheiro, para transformar o Natal de famílias carentes. Adotamos cartinhas que são enviadas para o correio, ou escolhemos os pontos mais carentes da cidade e distribuimos o material arrecadado para crianças e suas famílias. É um gesto de amor muito bonito.
Comecei a 3 anos, com uma cartinha, a da Ana Luisa. Gostei tanto que resolví no ano seguinte atender a mais cartinhas. Depois, mais, e mais.
Mas este Natal eu quero fazer mais, atender mais famílias, com brinquedos melhores (que é o nosso principal foco).
Sempre pensei grande, e quero aumentar o evento: estou tentando a ajuda do CESE, que está com a Campanha Uma Ação para Crianças que dobra a verba; estou buscando apoio de empresas e amigos; arrecadação de porta em porta.
Alguma novidade relevante eu posto. O resultado da mobilização eu conto depois do Natal.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Beleza rara

Hoje, andando na rua, ví uma senhora que me encantou. Uns 80 anos; empezinha; cabelo cortadinho e muito bem cuidado; um óculos de sol de invejar; roupa jovial, mas sem exageros, colorida, fresquinha; um cinto, para completar o visual, bordadinho com florzinhas. Verdadeiramente linda. Não era daquelas senhoras que pensam que tem 15 anos, estava vestida com muito bom gosto, jovial. Fiquei verdadeiramente admirada.
Acho muito importante se cuidar, independente da idade. Gostar de sí mesma, não importa se tem 2, 15, 60 ou 100 anos. O corpo é um templo, que guarda nossa alma por toda a vida, um instrumento de aprendizado. Deve ser bem cuidado, limpo, saudável, e belo.
À essa senhora, só uma coisa: quero ser como você quando eu 'crescer'.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

História da fotografia



































Trabalho como aux. fotografia, num estúdio no centro de JF. Sendo assim, é importante que eu saiba a história do meu instrumento de trabalho: a máquina fotográfica, fonte de renda e prazer.
Para alguns, o pão de cada dia, para outros, um delicioso hobby para as horas livres. Para mim, os dois...
Pesquisei a história da fotografia e achei muito interessante. Começa assim:

1515 – O italiano Leonardo da Vinci descreve cientificamente a câmera escura. Precursora das câmeras fotográficas atuais, consiste em uma sala totalmente escura, com um pequeno orifício em uma das paredes através do qual a luz passa, projetando imagens invertidas dos objetos externos na parede oposta à abertura. No final do século XVI, colocam-se lentes no orifício para melhorar a projeção das imagens. Nesse período, a câmera escura era usada pelos pintores para copiar imagens da natureza.

1727 – O professor alemão Johann Heinrich Schulze constata que a luz provoca o escurecimento de sais de prata. Essa descoberta, em conjunto com a câmera escura, fornece a tecnologia básica para o posterior desenvolvimento da fotografia.

1826 – O físico francês Joseph Nicéphore Niépce consegue fixar a primeira imagem fotográfica conhecida, uma paisagem campestre vista da janela de sua casa. Ele coloca uma placa sensibilizada quimicamente dentro de uma câmara escura com orifício para exposição à luz, processo que demora, na época, oito horas.

1840 – O norte-americano Alexander Wolcott abre o primeiro estúdio fotográfico do mundo em Nova York (EUA), onde realiza pequenos retratos com um daguerreótipo. No ano seguinte, começa a funcionar o primeiro estúdio europeu, em Londres (Reino Unido), dirigido pelo fotógrafo britânico Richard Beard.

1880 –Publicação da primeira fotografia pela imprensa

1888 – O norte-americano George Eastman desenvolve a primeira câmera portátil, a Kodak.

1942 – A Kodak introduz o filme Kodacolor, negativo colorido que permite a confecção de cópias em cores.

Década de 90 – Intensifica-se o uso das câmeras digitais, principalmente no fotojornalismo e na publicidade.


SABER É VIVER!!!

Hora do almoço


Domingão, na casa da vovó (ou da tia), a família toda reunida em volta da mesa: primos, tios, avós, pais, filhos, etc. Até o cachorro está sentado perto da mesa... então a vovó chega com um delicioso leitão assado...ummm, que delícia! E todos se deliciam com a maravilhosa refeição em família...
Ou então, você num restaurante, chega, senta, pede AQUELE prato que você ama e se delicia, em silêncio, sozinho, só você e seu prato...
Ou até mesmo, você e sua alma gêmea, num restaurante bem romântico, só vocês, um dando comidinha na boca do outro...
Ou então, quem sabe, a mãe com seus filhos, num barraco pobre, sentados no chão, com um pão para dividir, e ainda sim estão felizes, pois estão ali, juntos, conversando sobre o dia...
Qualquer que seja a situação, o momento de refeição deve ser sagrado, único, especial. Um ritual.
Pois a comida, se consumida de maneira errada, descontrolada, extrai nossa energia, deixando uma sensação de fraquesa e mal-estar no corpo. Porém, se consumida de maneira certa, com paciência e dedicação ao momento, soma energia, controla o stress e revigora o corpo.
Uma alimentação equilibrada é muito importante. Saladas, carnes, massas, variedade. Tudo é permitido na quantidade certa.
Preste atenção na hora das refeições, pois você merece e seu corpo precisa.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Uma História de Amor



Hoje, revendo minhas mensagens recebidas, encontrei um e-mail que recebí há alguns meses. É lindo e resolví postar aquí:

NEOQUEAV

"Meus avós já estavam casados há mais de cinquenta anos e continuavam jogando um jogo que haviam iniciado quando começaram a namorar. A regra do jogo era: um tinha que escrever a palavra “NEOQEAV” num lugar inesperado para o outro encontrar e assim quem a encontrasse deveria escrevê-la em outro lugar e assim sucessivamente.
Eles escreviam “NEOQEAV” com os dedos no açúcar dentro do açucareiro ou no pote de farinha para que o próximo que fosse cozinhar a achasse. Escreviam na janela embaçada pelo sereno que dava para o pátio onde minha avó nos dava pudim que ela fazia com tanto carinho. “NEOQEAV” era escrita no vapor deixado no espelho depois de um banho quente, onde a palavra iria reaparecer depois do próximo banho. Uma vez, minha avó até desenrolou um rolo inteiro de papel higiênico para deixar “NEOQEAV” na última folha e enrolou tudo de novo. Não havia limites para onde “NEOQEAV” pudesse surgir. Pedacinhos de papel com “NEOQEAV” escrito apareciam grudados no volante do carro que eles dividiam. Os bilhetes eram enfiados dentro dos sapatos e deixados debaixo dos travesseiros. “NEOQEAV” era escrita com os dedos na poeira sobre as prateleiras e nas cinzas da lareira.
Esta misteriosa palavra tanto fazia parte da casa de meus avós quanto da mobília. Levou bastante tempo para eu passar a entender e gostar muito deste jogo que eles jogavam. Eu nunca duvidei do amor entre meus avós. Este amor era profundo e verdadeiro. Era mais que um jogo de diversão, era um modo de vida. Seu relacionamento era baseado em devoção e uma afeição apaixonada, que nem todo mundo tem a sorte de experimentar. O vovô e a vovó ficavam de mãos dadas sempre que podiam. Roubavam beijos um do outro sempre que se esbarravam naquela cozinha tão pequena. Eles conseguiam terminar a frase incompleta do outro e todo dia resolviam juntos as palavras cruzadas do jornal. Minha avó cochichava para mim dizendo o quanto meu avô era bonito e como ele havia se tornado um velho bonito e charmoso. Ela se gabava dizendo que sabia como escolher os namorados mais bonitos. Antes de cada refeição, eles davam graças a Deus pelas bençãos e pelos presentes, por sermos uma família maravilhosa, pediam para continuarmos sempre unidos e com boa sorte.
Mas uma nuvem escura surgiu na vida de meus avós: minha avó tinha câncer de mama. A doença tinha surgido dez anos antes e agora se agravara. Como sempre, vovô estava com ela a cada momento. Ele a confortava no quarto amarelo deles, que ele havia pintado dessa cor para que ela ficasse sempre rodeada da luz do sol, mesmo quando ela não tivesse forças para sair. O câncer agora estava de novo atacando seu corpo. Com a ajuda de uma bengala e a mão firme do meu avô, eles iam à igreja toda manhã. E minha avó foi ficando cada vez mais fraca, até que, finalmente, ela não mais podia sair de casa. Por algum tempo, meu avô ia à igreja sozinho, orando a Deus para zelar por sua amada esposa.

Então, o que todos nós temíamos aconteceu. Vovó partiu.“NEOQEAV” foi gravada em amarelo nas fita cor-de-rosa dos buquês de flores do funeral da vovó.Quando os amigos começaram a ir embora, minhas tias, tios, primos e outras pessoas da família se juntaram e ficaram ao redor da vovó pela última vez.Vovô ficou bem junto do caixão da vovó e, num suspiro bem profundo começou a cantar para ela. Através de suas lágrimas e pesar, a música surgiu como uma canção de ninar que vinha bem de dentro de seu ser.Me sentindo muito triste, nunca vou me esquecer daquele momento. Porque eu sabia que mesmo sem ainda poder entender completamente a profundeza daquele amor, eu tinha tido o privilégio de testemunhar a beleza sem igual que aquilo representava.

Aposto que a esta altura você deve estar se perguntando: “Mas o que NEOQEAV significa?” Não sabe? Significa:
NUNCA ESQUEÇA O QUANTO EU AMO VOCÊ."